Meu notebook está lento: o que devo fazer?

Os computadores assumiram um papel de protagonismo com a nova rotina que vivemos atualmente, já que o trabalho, os estudos, lazer ou entretenimento, estão acontecendo tudo dentro de um mesmo ambiente: dentro de casa. 

Segundo o estudo realizado pela IDC Brasil, até o mercado de PCs voltou a crescer. No segundo trimestre de 2021 foram vendidos 2 milhões de PCs e no terceiro, 2,3 milhões, 60,2%. Isso representa 41,3% a mais do que nos mesmos períodos de 2020.  

Para dar conta de todas as atividades é muito importante ter um dispositivo com boa performance computacional.

Diante disso, a Aluga.com empresa de aluguel de equipamentos de TI, convidou Giovana Gaiolli, gerente de marketing da Intel Brasil para esclarecer todas as dúvidas acerca dos processadores, item fundamental para um bom desempenho. Veja abaixo:  

Aluga.com: O que é um processador?

Giovana Gaiolli: “O processador é o componente central de seu computador, e suas capacidades têm impacto direto no desempenho da máquina. Ele é o principal item de hardware do computador, responsável por calcular e realizar tarefas determinadas pelo usuário e é considerado o cérebro do PC.  

Portanto, entender o tipo de uso desejado vai fazer a diferença na hora de escolher o notebook, evitando gastos excessivos ou até mesmo limitações. Para isso, é possível separar os usuários em três grupos com variados níveis de exigência que cada grupo precisa de um PC: aqueles que trabalham com edição de vídeos e modelagem 3D, gamers e usuários domésticos em geral.” 

Aluga.com: O que pode ocasionar lentidão no notebook?

Giovana Gaiolli: “Diferentes motivos podem causar a lentidão em notebook, mas em relação ao processador essa lentidão pode vir de aquecimento da peça. Por isso, é importante se atentar ao cooler (componente que realiza o resfriamento do processador) e não abafar as saídas e entradas de ar.  

Além disso, no sistema operacional, é possível encontrar os processos que o notebook realiza e observar as tarefas que consomem mais. Assim, pode identificar o que está sobrecarregando o computador e o que está forçando o processador a esquentar mais do que deveria. Outra correção que você pode tentar é diminuir a performance do seu processador nas configurações de energia do sistema. Dessa forma, você terá menos desempenho já que a CPU não chegará a velocidades mais altas, mas também gerará menor consumo de energia e menos calor.” 

Aluga.com: O que é essencial para ter um notebook com boa performance?

Giovana Gaiolli: “Primeiro é preciso avaliar qual a finalidade que o usuário utilizará, pois assim será possível ver qual modelo e especificações melhor atende a sua necessidade. Porém, de um modo geral, ao procurar por um notebook de boa performance é necessário buscar por aquele que tenha o modelo de processador mais recente, que possua uma boa velocidade de processamento como a família de processadores Intel Core de 12ª geração, que oferece um alto desempenho para todos os segmentos da computação.  

Além disso, é preciso considerar se o usuário vai escolher um modelo com HD pensando em ter mais espaço em sua máquina ou se irá preferir um SSD para executar tarefas comuns mais rapidamente, como acessar arquivos. O último ponto a ser escolhido é a memória RAM, que possui modelos de 8 GB para aquele usuário que tenha apenas para atividades “básicas” como fazer trabalhos e pesquisas ou de 16 GB para realizar tarefas mais complexas como edição de vídeos e imagens.” 

Aluga.com: Como podemos saber se o processador do notebook é indicado para a nossa necessidade?

Giovana Gaiolli: “Os nomes dos processadores Intel contêm informações sobre os recursos de uma CPU, incluindo desempenho, conjuntos de recursos e uso pretendido, ajudando a identificar rapidamente a CPU certa para você.  

A família Intel Celeron, por exemplo, oferece performance de CPU acessível para notebooks e desktops de nível básico, com suporte para autonomia de bateria. A linha Intel Core tem CPUs de alto desempenho, oferecendo capacidade de resposta rápida, conectividade e gráficos. Para o uso no dia a dia, com tarefas simples, o i3 ou i5 são os mais indicados, já para utilizar programas de design e edição, o i7 servirá muito bem, mas se a ideia é utilizar o notebook para jogos que exigem alto desempenho, o i9 entregará tudo o que precisa.” 

Aluga.com: As atualizações dos softwares dos computadores estão relacionadas ao update dos processadores?

Giovana Gaiolli: “Podemos dizer que sim, o computador precisa de atualizações constantes nos drivers para manter um bom funcionamento do sistema. Com os processadores acontecem o mesmo: eles integram a parte hardware do PC e precisam de updates na parte de software.  

É importante pontuar que os computadores sofrem desgaste ao longo dos anos. Quanto mais tempo eles têm, mais eles estarão sujeitos a grandes problemas de segurança, desempenho, upgrade e manutenção, garantia e incompatibilidade com novos programas e tecnologias, além de gastar mais energia. Portanto, a Intel recomenda mudar o computador a cada 3 anos, para que o usuário aproveite todos os benefícios da tecnologia.  

Um bom dispositivo usado como ferramenta de trabalho deve ter um bom poder de processamento e menos de três anos de uso para que eles possam executar tarefas de maneira rápida e eficiente. Usar uma máquina mais atualizada gera várias vantagens para o usuário:  

  • Economia de energia; 
  • Processamento mais rápido, com melhor desempenho nas atividades diárias;  
  • Com novo equipamento, o usuário poderá explorar os mais recentes softwares disponíveis no mercado.” 
Meu notebook está lento o que devo fazer

Aluga.com: O que a empresa e usuário podem fazer para colaborar com esse funcionamento de qualidade?

Giovana Gaiolli: “Para que se tenha um funcionamento de qualidade e máxima eficiência do notebook, o usuário pode realizar alguns processos em seu processador e em sua máquina. Para as empresas, o parque de notebooks deve estar sempre atualizado com troca de PCs a cada 3 anos.  

Além disso, um procedimento simples que o usuário pode fazer em sua máquina para continuar com qualidade para fazer suas tarefas é certificar se ela possui todas as atualizações de sistema necessárias. Para obter um desempenho mais rápido do processador também pode-se realizar o Overclock que consiste em aumentar a frequência de operação da CPU, acima das especificações originais de fábrica, mas existem processadores específicos para isso. No site da Intel há o tutorial de como realizar este processo.” 

Sobre a Aluga.com

Saiba que Aluga.com empresa especializada em aluguel de equipamentos de TI, pode te ajudar, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade com manutenção permanente. Usufruindo de todos os benefícios de um notebook com boa performance, e caso o usuário tenha problemas técnicos com o equipamento, pode acionar a Aluga.com que verificará o caso e a pessoa terá o problema técnico resolvido em até 24 horas ou substituído em 1 dia útil.  

A empresa atende o Brasil todo e conta com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro. Com mais de 20 anos de atuação, sabe da importância da rapidez e desburocratização de processos e realiza a locação de equipamentos de TI, notebook, computador, tablet, impressora e equipamento audiovisual. 

3 Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário