Qual a importância da placa de vídeo para o notebook?

Existem diversos recursos que melhoram o desempenho de um notebook e um deles é a placa de vídeo, componente com foco no processamento gráfico. A placa de vídeo é fundamental para melhorar a performance dos equipamentos, principalmente quando estamos falando de agilidade para trabalhar com processamento de imagens, vídeo tudo mais que estiver ligado a área gráfica. Até mesmo a videoconferência, tão famosa no formato de trabalho híbrido, exige o processamento de uma placa de vídeo para que a conversa flua melhor. 

Aluga.com empresa de aluguel de equipamentos de TI, convidou Priscila Bianchi, Gerente de Vendas de Consumo da AMD Brasil para esclarecer todas as dúvidas acerca da placa de vídeo e explicar quais são suas funcionalidades e seus benefícios. Confira abaixo:  

qual a importância da placa de vídeo para o notebook

Qual a importância da placa de vídeo para um notebook?

As placas de vídeo são componentes essenciais em qualquer laptop, já que são responsáveis por exibir as imagens na tela. Hoje as empresas têm opções de modelos de notebooks com processadores com gráficos integrados e modelos com dedicados para maior potência. Quanto melhor a qualidade da placa de vídeo, mais ela contribuirá para uma boa performance na execução gráfica, seja para editar fotos, vídeos ou rodar jogos pesados.  

Quais os benefícios para as empresas que disponibilizam notebooks com placa de vídeo para seus colaboradores?

Todos são beneficiados de alguma forma, tanto a empresa como seus funcionários, já que é um componente essencial para o bom funcionamento e execução de tarefas, mas temos atividades que exigem melhor desempenho gráfico.  

Com a evolução da tecnologia, a velocidade de conexão e o número de imagens que precisam ser renderizadas e exibidas nas telas, a placa de vídeo é de suma importância. Portanto, desde executar melhor pacote de aplicativos de escritório, como o Office, até a exibição e conexão de vídeo em reuniões e conferências, já são alguns dos benefícios mais simples das GPUs. Além disso, colaboradores que necessitam de mais performance, como editores se beneficiarão de placas mais potentes e com maiores recursos, encontradas em notebooks premium.  

Existem notebooks sem GPU ou uso de outro processador?

Existem notebooks que utilizam processadores com gráfico integrado ao invés de uma placa de vídeo dedicada, e temos muitos produtos nessa categoria com ótimo desempenho e eficiência energética. O modelo exato ideal para cada empresa vai depender das necessidades dos seus profissionais.  

Por exemplo, os processadores móveis AMD Ryzen™ série 5000 têm os núcleos mais avançados do mundo para usuários que precisam do melhor desempenho possível. O processador AMD Ryzen™ 9 5980HX para dispositivos móveis permite desempenho profissional, com gráficos integrados Radeon, para demandas exigentes como de profissionais de criação.  

Verificar questões como a arquitetura, memória, benchmarks de desempenho no tipo de programa/software que os colaboradores usam é importante, pois quanto mais exigente seu uso maior os benefícios de gráficos mais potentes ou uma GPU dedicada.  

Descubra a importância da placa de vídeo para o notebook

O uso da placa de vídeo é indicado para quais aplicações e profissionais?

Qualquer aplicação precisará das placas, como dito, já que trata de um componente que fará a diferença em inúmeras atividades no computador, desde a mais simples até a mais complexa. Porém, é válido ressaltar que editores de vídeo, criadores de conteúdo, streamersYouTubers, vloggers, jogadores profissionais de e-Sports são algumas das profissões que mais necessitam da potência das placas de vídeo.   

Notebook com placa de vídeo ainda está muito atrelado ao universo de games ou editores. Mas afinal, a placa de vídeo também é essencial para o trabalho do dia a dia?

Sem dúvidas, pois as placas de vídeo oferecem uma potencialização na performance de qualquer laptop em todas as aplicações gráficas. Porém, é muito importante compreender que as GPUs não servem apenas para jogos, e sim contribuem para um funcionamento pleno e completo de todo o sistema, sejam imagens ou vídeos.  

Como escolher o melhor notebook com placa de vídeo para o trabalho do dia a dia?

É necessário compreender que há uma diferença entre placas integradas e dedicadas nos notebooks, mas também entre diferentes soluções. As integradas são geralmente mais simples, e oferecem performance mais compatível com atividades como uso de internet, pacote de aplicativos de escritório, videoconferências, jogos menos exigentes, ou seja, um uso um pouco mais casual. Já a placa dedicada, ou seja, que conta com a sua própria memória RAM, é mais indicada para os editores de vídeo e fotos ou como citados anteriormente, trabalhos que utilizem muito de imagens, como jogos, streamings ou vlogs.  

O essencial é lembrar que um notebook é um sistema integrado, então é importante a empresa verificar além da GPU se as demais especificações estão de acordo com suas necessidades, pois a GPU, processador, memória e demais componentes trabalham em conjunto e cada uso tem suas necessidades de hardware para proporcionar uma boa experiência.  

importância da placa de vídeo para o notebook

A GPU no notebook tem vida útil?

Toda tecnologia segue uma evolução, isso vale para a GPU ou para o notebook como um todo, conforme programas ou jogos ficam mais exigentes componentes mais antigos podem não suprir as exigências mínimas para rodar os programas ou deixar de ter suporte do sistema operacional.  

Nós da AMD Brasil trabalhamos para trazer produtos ao mercado que respondem não apenas as exigências de hoje, mas que tenham boa performance e suporte para atender nossos clientes para além, e mantemos um ecossistema forte de parcerias para ótimas experiências.  

Quais cuidados devem ser tomados no uso da GPU? Existem cuidados que podem melhorar o desempenho? Ou que tenha mais vida útil?

Existem cuidados básicos que todo usuário de computadores deve ter com seus notebooks que ajudam a aumentar a vida útil do equipamento. Não utilizar no colo, manter o equipamento limpo e num local arejado, fazer as atualizações de sistema, entre outras dicas são importantes para evitar problemas.  

A Aluga.com pode ajudar

Caso sua empresa precise de equipamentos de TI, a Aluga.com oferece locação de notebooks, computadores, tablets, impressoras e equipamentos audiovisual. 

Disponibilizando os melhores produtos e serviços com menor investimento, ajuda as empresas a diminuírem gastos e oferecerem recursos de qualidade para seus colaboradores. A Aluga.com disponibiliza serviço personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente, fornecendo equipamentos de alta performance, além de manutenção recorrente. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário