Skip to main content

Quem aluga mais equipamentos de TI: Brasil ou EUA?

|
Quem aluga mais equipamentos de TI: Brasil ou EUA?

Os primeiros modelos de outsourcing chegaram no Brasil em 1950, com as empresas de veículos. Porém, foi somente na década de 80 que este tipo de negócio ganhou destaque. Vinte anos depois, no ano 2000, as chamadas outsourcing de TI se popularizaram. 

Em comparação aos Estados Unidos, o outsourcing de equipamentos de TI ainda está em expansão no Brasil. Empresas norte-americanas optam por este tipo de serviço desde a década de 1990 e encontraram vantagens para os seus respectivos negócios. 

Afinal, o que é outsourcing de TI?

O outsourcing (do português, terceirização) consiste na contratação de uma empresa externa para realizar determinado serviço, com o intuito de trazer eficiência aos processos e demandas da empresa contratante. 

Entre os diversos tipos de outsourcing, temos o outsourcing de TI, que é a terceirização de soluções, serviços e infraestrutura de tecnologia da informação. Entre os serviços oferecidos, estão a locação de equipamentos de TI, como computadores, notebooks, tablets, impressoras, dispositivos móveis etc. 

Tipos de outsourcing

Existem três modelos diferentes de outsourcing de TI mais utilizados, são eles: 

  1. Offshore (do português, “fora da costa”): Este é um dos modelos mais utilizados por empresas dos Estados Unidos e da Europa. Inclui serviços como manutenção de infraestrutura, desenvolvimento de softwares e suporte. Geralmente, eles são destinados a países estrangeiros, como, por exemplo, a Índia e a China, pois têm custos menores. 
  2. Onshore (do português, “em terra”): Este é o tipo de outsourcing mais utilizado no Brasil. A empresa de serviços de TI terceirizada fica localizada no mesmo país que a empresa contratante (ou, até mesmo, no mesmo Estado ou cidade). Os preços são mais altos, porém, a contratação é mais rápida. 
  3. Nearshore (do português, “perto da costa”): Consiste em serviços localizados em países próximos as empresas contratantes e possui as melhores ofertas de valores. 

Locação de equipamentos de TI nos Estados Unidos

O aluguel de notebooks, computadores, tablets, impressoras, equipamentos audiovisuais e softwares já é uma prática popular nos Estados Unidos desde a década de 1990. Segundo dados do IDC (International Data Corporation), cerca de 80% das empresas norte-americanas já optam pelo aluguel de equipamentos de TI no país. 

A ideia de que comprar novos equipamentos de TI é uma forma de investir no negócio tem se tornado ultrapassada frente as vantagens em optar pelo aluguel de equipamentos. Uma das principais desvantagens da compra são os gastos com a manutenção dos produtos, seguido do seguro, da logística de envio, da assinatura de softwares, entre outros.  

Ao alugar um equipamento, as empresas não precisam se preocupar com esses tipos de reparos, já que os produtos disponibilizados por empresas terceirizadas são sempre atualizados e modernos, acompanhando as inovações do mercado. 

De acordo com a OnePoll, empresa de pesquisa de marketing, 49% dos executivos de empresas do setor financeiro dos Estados Unidos e da Europa encontram no mercado produtos e serviços ideais para a abordagem tecnológica de seus respectivos negócios. Este é um dos principais fatores de escolha pela terceirização de equipamentos de TI no país. Metade dos entrevistados acredita que seja mais econômico e lucrativo optar por serviços terceirizados e já disponíveis no mercado. 

Lei da oferta e procura

O aumento nos preços de equipamentos de TI potencializou a busca por empresas que prestam serviços de locação. Outros fatores que também contribuíram para esta alta foram a dificuldade encontrada pelas indústrias para a produção de peças e aquisição dos componentes, além das principais fronteiras temporariamente fechadas, o que resultou em aumento do dólar. 

Frente à esta alta, as empresas encontram na terceirização uma ajuda para conter os gastos, diminuindo o dinheiro que seria investido em novas compras. ?Os custos, que antes eram variáveis, passam a ser custos fixos. A?empresa?pagará?pelo serviço apenas quando precisar e ainda tem a possibilidade de fazer orçamentos de acordo com a demanda do negócio. 

Por que terceirizar serviços de TI?

Seja no Brasil ou nos Estados Unidos, as vantagens da locação de equipamentos de TI são as mesmas em todos os lugares. Sendo assim, a Aluga.com separou as principais vantagens que fazem as empresas optar por esse tipo de serviço. Dentre elas, estão: 

  • Controle e redução de custos; 
  • Garantia de suporte e qualidade; 
  • Tecnologias modernas e atualizadas;
  • Maior eficiência nos serviços. 

Com a contratação de serviços e equipamentos de TI, as companhias terão sempre disponíveis os produtos especializados, com maior segurança e boa infraestrutura. Com a locação, os equipamentos são utilizados por um período determinado em contrato. Isso possibilita a atualização dos equipamentos no fim desse período, mantendo o parque de máquinas sempre moderno e atualizado. 

Empresas de outsourcing de equipamentos de TI no Brasil

Entre as mais variadas opções de empresas de outsourcing de equipamentos de TI no Brasil, na hora da escolha é importante analisar qual atende as necessidades do seu negócio e as melhores estratégias oferecidas pelas companhias. 

Aluga.com oferece serviços de locação de notebooks, computadores, tablets, impressoras e equipamentos audiovisuais. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, atende clientes em várias regiões do Brasil. A dedicação dos serviços é voltada à flexibilidade e a praticidade para negócios através da locação, com rapidez na entrega dos equipamentos e agilidade?na abertura de chamados da assistência técnica. 

*Fontes: https://www.decisionreport.com.br/mercado/o-mercado-de-locacao-de-equipamentos-de-ti-no-brasil/


Últimas postagens