Quanto custa a manutenção do seu notebook?

O notebook está presente em diversos âmbitos de nossas vidas. Usamos durante nossos estudos, trabalho e lazer, principalmente durante a época de pandemia. Segundo a IDC Brasil, apenas no ano passado, o Brasil registrou 6,3 milhões de máquinas vendidas, sendo 5 milhões de notebooks. Graças a rotina pesada, o bom funcionamento do equipamento é crucial para atender todas as demandas do dia. Assim, a manutenção preventiva, os cuidados e as melhores escolhas, são cruciais para garantir uma vida longa para o seu equipamento e prevenir maior custo de manutenção do notebook.

Ainda hoje, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como cuidar de seus equipamentos, receios relacionados a prevenção das máquinas e preço de reparo. Para tal, precisamos analisar, primeiramente com cuidado, os motivos que podem levar ao mal funcionamento da máquina.  

Manutenção de notebook

Os problemas mais comuns do notebook

O primeiro problema, recorrente do uso em local inapropriado, é o superaquecimento do notebook. Devido ao sistema remoto, muitas pessoas costumam trabalhar ou assistir a vídeos diretamente da cama, ou com seu equipamento no colo, porém essa prática não é recomendada. Lençóis, cobertores e o contato com a pele podem obstruir a passagem de ar, responsável pela ventilação do equipamento, ocasionando assim o superaquecimento da máquina. Algumas vezes, o problema acontece por conta de resíduos obstruindo o cooler do notebook, sendo necessário a limpeza das peças internas.

Devido as inúmeras tarefas, a bateria ou a falta dela é um problema comum entre os usuários de notebook. Carregar o computador constantemente pode afetar sua durabilidade, ocasionando mal funcionamento e exigindo o notebook ligado a todo instante na tomada. Este problema pode ser solucionado com a ajuda de um profissional especializado, pois os componentes que constituem a bateria são muito pequenos e sensíveis.

Quedas constantes de energia são uma grande vilã para o mal funcionamento do coração da máquina, a placa-mãe. Muitos casos apresentam componentes queimados, sistemas lentos ou notebooks que necessitam reiniciar todo seu sistema para funcionar novamente. Com futuros possíveis problemas em mente, estar ciente do quanto poderá gastar com o notebook pode prevenir sustos no futuro.

Há também problemas mais corriqueiros que passaram a acontecer com mais frequência por conta do home office como quedas do equipamento e líquido no teclado. Dependendo do termo de uso da empresa, algumas vezes é o próprio funcionário que precisa buscar uma assistência técnica e resolver o problema. Entretanto, o colaborador ficará sem máquina enquanto a falha estiver sendo solucionada, o que pode impactar no desempenho das tarefas do dia a dia.

Custo de aquisição x Custo de manutenção

Escolher o notebook pelo custo de aquisição pode não ser a forma correta de adquirir seu equipamento. Primeiramente, precisamos compreender quais são as necessidades da pessoa, pois hoje em dia existem diversos modelos de computador no mercado. Tudo irá depender também de quanto o indivíduo estará disposto a investir em sua máquina ao longo de sua vida útil.

É possível encontrar computadores atualmente na faixa preço entre R$ 2.500,00 e R$ 7.000,00. Como mencionado, tudo irá depender da configuração X usabilidade da máquina. É muito importante que, tanto o usuário final, quanto a empresa, saiba qual a configuração necessária para rodar todos os programas e aplicativos necessários. Se a organização trabalha com tratamento de imagem, o computador precisa ter mais memória e placa de vídeo, por exemplo, ou seja, será mais caro do que uma máquina que vai rodar apenas o pacote Office. Levando o tema para as empresas, os custos aumentarão devido ao número de notebooks a serem adquiridas ser maior, trazendo a necessidade de mais pesquisa antes da decisão da compra.

Grande parte dos computadores, possuem um determinado tempo de vida. No decorrer do uso, o notebook pode apresentar sinais de mal funcionamento ficando mais lento que o normal. Sendo assim, o melhor caminho para o indivíduo ou empresa é ter um valor extra para lidar com a necessidade de surpresas relacionadas ao custo de manutenção do notebook. Ainda assim, muito provavelmente, o custo será excessivo, comprometendo a carteira da empresa, que possui seu financeiro destinado a outras práticas.

Manter os softwares atualizados, estabelecer o bom estado do notebook e planejar os custos futuros, pode ser um caminho para manter o bom funcionamento das máquinas. Porém, optar pelo aluguel de equipamentos de TI, está cada vez mais se tornando o caminho de diversos clientes e empresas que seguem as mudanças que surgiram devido a pandemia.

quanto custa a manutenção do seu notebook

Alugar para economizar

Caso o plano seja a economia de custo de manutenção do notebook e praticidade na rotina profissional, alugar equipamentos deve ser a escolha na hora de adquirir os notebooks. A Aluga.com garante a manutenção e atualização da máquina, permitindo o melhor funcionamento durante a rotina das equipes de TI, que precisam resolver outros problemas na empresa.

Alugar equipamentos permite também menor investimento inicial. Em comparação com a compra de notebooks, a Aluga.com permitirá à empresa economizar dinheiro em caixa. Economizar tempo e dinheiro possibilita dedicar tempo a outras tarefas como captura de leads, processos na área de marketing e desenvolvimentos de projetos internos na organização.

Durante 2020, as empresas e pessoas foram surpreendidas pela pandemia e toda confusão gerou grande impacto na estrutura do trabalho de diversas empresas. Repensar e seguir modelos mais econômicos se tornou a nova realidade de quem deseja economizar e seguir em frente.

As mudanças geradas modificaram diversos pontos relacionados aos equipamentos necessários durante a transição do normal para o home office. O tempo encurtou, os preços aumentaram e a nova rotina exigiu diversas reformulações no ambiente profissional. Comprar notebooks e arcar com custos futuros pode influenciar no destino de uma organização. Repensar os próximos passos na hora de comprar notebooks ou realizar a locação deles é a nova realidade das empresas no mercado profissional.

 

Fonte usadas no texto:

https://www.abcdoabc.com.br/brasil-mundo/noticia/vendas-notebooks-servicos-de-manutencao-preventiva-crescem-pandemia-121222

https://wsltech.com.br/2020/12/01/saiba-quais-sao-os-problemas-mais-comuns-em-notebooks-e-como-soluciona-los-na-wsl-tech/

https://geek360.com.br/melhores-notebooks-custo-beneficio/

https://aluga.com/reduzindo-custos-de-manutencao/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário