Derrubei líquido no meu teclado. E agora?

Atire a primeira pedra quem nunca se desesperou por derrubar água, suco, refrigerante ou até mesmo café no teclado no notebook. Com a correria do dia a dia e com a realização de muitas atividades ao mesmo tempo, o acidente é comum de acontecer e é preciso manter a calma e seguir alguns passos para que os danos sejam evitados ao notebook molhado. 

O gerente de produtos da Acerprimeira empresa taiwanesa a se tornar uma multinacional e a terceira maior fabricante de PCs do planeta, Milton Junior, separou algumas dicas sobre o tema já que seguir o passo a passo rapidamente é importante para a resolução do problema. Confira: 

Derrubei líquido no meu teclado

Primeiros passos

Ao cair o líquido no teclado, ou demais superfícies do device, é necessário desligar a fonte de energia de alimentação imediatamente. Após isso, retire o notebook de perto de qualquer resíduo do líquido que restou no local do acidente. 

Além disso, desconecte todos os hardwares externos que estejam conectados ao notebook e coloque-o sobre uma superfície plana e se atente em secar completamente o líquido visível.  

Em alguns casos mais graves, será necessário abrir a máquina e secar alguns componentes possíveis e acessíveis. Se você tem o costume, utilize ferramentas como chave de fenda ou chave Philips para essa etapa, mas caso você não possua conhecimento técnico, não tente desmontar o aparelho, pois isso pode danificá-lo aindmais.  

Há também os aparelhos que não podem ser desmontados e a recomendação é levá-lo imediatamente para uma assistência técnica.  

Por fim, remova resíduos secos utilizando um pano que não solte resquícios, deixe o restante do líquido secar ao máximo, até não haver líquido. Jamais utilize secador para essa etapa. Depois monte a máquina e ligue-a novamente.  

É importante lembrar que você deve manter os pés calçados ao manusear o equipamento, pois a eletricidade queima facilmente os circuitos, o que pode gerar possíveis choques, já que o procedimento removerá a eletricidade estática do seu corpo e de suas roupas.  

E se ele não voltar a funcionar?

Infelizmente, em algumas situações, o notebook pode sofrer danos irreparáveis por conta do líquido. Caso seja sua condição, é recomendado levar a uma assistência técnica especializada e certificada para uma possível análise e diagnóstico de recuperação.  

Lembrando que o fato de o notebook funcionar depois de seco não quer dizer que ele consertou por completo. Realize um backup dos seus dados, e se possível, leve o seu computador para uma verificação completa da mesma forma. 

Se o problema não tiver solução, há uma forma correta de realizar o descarte da máquina. Busque por uma empresa de descarte e tratamento de eletrônicos para a reciclagem e recondicionamento do aparelho. Essa atitude permite a compra e venda das peças que foram resgatadas para outros procedimentos e, claro, contribui para o meio ambiente e saúde pública da sociedade.  

Problemas que o líquido pode causar a médio prazo

Dentre as consequências de derramar líquido no notebook está o possível curto no sistema de alimentação. As bebidas açucaradas, como refrigerantes e o café, trazem ainda mais danos para o PC. A água é o menos agressivo, mas, claro, dependendo da quantidade que cair.  

 Em alguns casos os componentes podem ser queimados. Isso pode acontecer imediatamente, ou pode acontecer em alguns dias de uso após a queda do líquido, já que se não for limpo por completo, a bebida ainda trará efeitos negativos para o funcionamento do aparelho.  

Dependendo da gravidade do acidente, alguns especialistas recomendam colocar o dispositivo no arroz cru. O truque, conhecido para quem derrubou o celular no líquido, tem como objetivo absorver a umidade, mas nem sempre dá certo.  

Cuidados com o notebook

Não só quando acidentes aconteces, mas devemos cuidar de nossos aparelhos eletrônicos sempre. Os notebooks, por exemplo, exigem uma manutenção periódica. Procure manter o equipamento limpo, utilizar panos de fibra que não soltam resíduos, e principalmente, deixá-lo sempre distante de líquidos, alimentos, ou substâncias que possivelmente podem cair sobre a máquina. 

Outro ponto a ser levado em conta é a ventilação, pois as saídas de ar não podem ser abafadas, especialmente durante o uso contínuo.  

Ao mesmo tempo que eles são portáteis e fáceis de serem levados para todos os cantos, a mobilidade deve ser feita com segurança pois são equipamentos delicados e que podem sofrer danos se ocorrerem esbarrões, pancadas e até mesmo quedas.  

Para proteger o notebook contra a água e demais líquidos, você também pode investir em uma capa de silicone ou teclado transparente, cases de notebook à prova d’água ou protetor de tela à prova d’água.  

Opções da Acer

Acer tem uma linha de notebooks com produção nacional que possui certificação militar, voltado para o segmento de educação. As especificações atendem crianças, adolescentes e se dão bem em ambientes que tem riscos de líquido e até possíveis quedas. 

O barbone desta máquina é bastante robusto em termos de resistência, resistindo a queda, e derramamento de líquido. O teclado, por exemplo, é projetado com um desvio de escoamento de água, assegurando que ela não penetre nos componentes internos. 

Se você procura algo mais robusto, os chromebook Acer C733-C607 Intel Celeron 4GB – 32GB eMMC 11,6” Chrome OS e “chromebook Acer C733T-C2HY Intel Celeron N4020 4GB 32GB eMMC 11.6” Chrome são duas opções mais resistentes e que entregam a mesma qualidade de qualquer outro notebook da marca. 

Notebook Acer

Conte com a Aluga.com

Empresas que buscam pelo aluguel de equipamentos de TI podem evitar problemas com a manutenção de equipamentos, já que os problemas citados acima podem ocorrer com qualquer membro da equipe. Uma das vantagens de trabalhar com a Aluga.com é que, caso o usuário tenha problemas técnicos com o equipamento, pode acionar a Aluga.com que analisará o caso e a pessoa terá o problema técnico resolvido em até 24 horas ou substituído em 1 dia útil. 

Com mais de 20 anos de atuação, a Aluga.com sabe da importância da rapidez e desburocratização de processos e realiza a locação de equipamentos de T.I., notebook, computador, tablet, impressora e equipamento audiovisual para empresas e eventos. Além de reduzir custos, entre as principais vantagens do processo estão a rapidez para possuir um equipamento de qualidade, além de obter uma manutenção permanente dos aparelhos.  

Se um líquido cair no seu teclado, entre em contato com a Aluga.com para uma solução personalizada e que caiba no seu bolso.  

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário