Custo de Manutenção de Equipamentos de T.I.
Reduzindo custos de manutenção de equipamentos de T.I. com locação
Quando os únicos empecilhos que impedem o crescimento de uma empresa são tempo e dinheiro, a conveniência trazida pela terceirização de seus processos é de longe a melhor escolha para acompanhar o seu ritmo acelerado. Equipamentos apresentam problemas e eventualmente param de funcionar, e apesar de o acionamento da garantia proteger o seu investimento monetário do objeto, o gasto de tempo é inevitável.
Nesse artigo falaremos sobre as vantagens em alugar computadores, tendo em perspectiva o custo direto e indireto da manutenção de equipamentos de T.I..
O que leva um computador a precisar de manutenção?
Qualquer objeto tem um nível de depreciação inevitável. No caso de computadores, o nível de depreciação estimado é ligado principalmente à novidades tecnológicas que se tornam padrão. Ao longo dos últimos anos, vimos como características específicas dessas máquinas se tornaram inutilizáveis para dar lugar a novos padrões. Monitores CRT, Floppy Diskette, CD-ROM, DVD, e mais recentemente HD são exemplos de componentes deixados para trás. Adicionalmente, observamos a exigência crescente de hardware pelos softwares. Para colocar isso em perspectiva, basta lembrar da Lei de Moore, e como os nossos smartphones tem uma capacidade de processamento milhões de vezes maior que o equipamento da NASA que levou o homem à lua.
Além disso, temos o desgaste evidente de uso e oxidação. Tudo isso nos leva ao valor de depreciação de aproximadamente 40% ao ano, que é o valor dedutível do Imposto de Renda.
A seguir, falaremos em como lidar com custos imprevistos voltados à manutenção.
1. Planejamento
Um indicador muito claro de que um equipamento precisa de manutenção é quando ele está muito lento. Porém, outros indicadores são mais discretos, como barulhos estranhos e erros de sistema esporádicos, tais como tela azul e superaquecimento.
Portanto, a prática correta é sempre ter dinheiro em caixa para lidar com tais imprevistos. Porém, os custos imprevistos ainda podem ser elevados demais e acabar comprometendo o crescimento do seu negócio.
Desse ponto de vista, terceirizar o processo de manutenção de T.I. é a melhor alternativa para evitar interrupções em seus processos, podendo ser a diferença em contratar mais um funcionário, já que a locação exige um custo muito menor de gestão do que a manutenção dos equipamentos.
2. Atualize os softwares
Mesmo que algumas indústrias utilizem a atualização de sistema operacional como uma tática para impor uma obsolescência planejada ao objeto, atualizar ainda é imprescindível na maioria dos casos. Algumas vezes pode ser um problema de segurança crítico, como o que foi causado pelo Bluekeep, outras vezes pode ser correção de bugs ou melhoras de infra-estrutura. Nesses casos, não atualizar o software poderia expor seu equipamento ou rede à riscos indesejados e lentidão desnecessária.
Atualizações de drivers por si só podem ser o suficiente para resolver os problemas que você tem com o computador, e é uma das primeiras etapas para toda solução de problemas.
3. Treine os membros da equipe para o uso correto dos equipamentos
Tenha certeza de que todos os funcionários da empresa estão capacitados para utilizar os equipamentos de TI? O uso incorreto das máquinas pode comprometer a vida útil, gerando custo de manutenção de equipamentos de TI.
Quando todos os colaboradores da empresa possuem capacitação para manusear os equipamentos de TI, o risco de avarias reduz consideravelmente. É importante pensar em treinamentos e orientações que permitam aos funcionários lidar melhor com os equipamentos da empresa.
Se necessário, você pode implementar uma política de segurança em seu roteador para prevenir alguns tipos de downloads e acessos que poderiam comprometer sua rede ou equipamentos.
Isso pode ser indicado até mesmo nos casos em que os equipamentos são alugados, tendo em vista que é de responsabilidade da sua empresa fazer o uso correto dos produtos, de forma a garantir a sua integridade.
Vantagens de alugar equipamentos de TI
Além de auxiliar no controle de gastos relacionados à manutenção de equipamentos de TI, alugar é muito mais prático e rápido para empresas. Podemos listar como vantagens adicionais da locação:
1. Produtos sempre novos e atualizados
É do interesse da locadora que você permaneça com o equipamento, tendo assim um retorno maior no investimento nessas máquinas.
Portanto, ao alugar equipamentos de TI para a sua empresa, é de interesse de ambas as partes que o equipamento e serviço sejam excelentes, tanto para que você permaneça com os equipamentos, como para que você alugue mais equipamentos quando precisar.
3. Garantia de assistência durante a validade da locação
Além de não ter que suportar os custos imprevistos, a manutenção é inclusa no contrato de locação.
O ganho em agilidade é imenso, e essa assistência é válida durante todo o período da locação.
2. Menor investimento inicial
O investimento inicial para alugar equipamentos de TI é baixo, principalmente comparado ao custo para a compra de equipamentos próprios. Dessa forma, a sua empresa consegue utilizar equipamentos de ótima qualidade e ainda ter dinheiro em caixa.
Os custos de computadores e suas peças tendem a subir junto ao dólar. Por esse motivo, o mercado de locação cresceu ao longo dos últimos anos com a crise financeira de nosso país.
Além disso, as parcelas da locação são contabilizadas como custo operacional, sendo assim dedutíveis do Imposto de Renda em regime de lucro real.
4. Economia em gestão de T.I.
Outro benefício da locação está ligado à agilidade do processo: redução de gastos em gestão de T.I.. Isso levaria a redução de funcionários e quadros hierárquicos. Portanto. coloque em perspectiva a economia da aquisição em relação ao tempo economizado com a locação. Com mais tempo, você pode se dedicar ao que interessa. como marketing, captura de leads e melhorias de processos.
Você pode alugar uma grande variedade de equipamentos, para diversas situações e necessidades. Leia mais sobre a Aluga.com e peça um orçamento!