Skip to main content

Como a pandemia afetou os serviços da Aluga.com

|
Como a pandemia afetou os serviços da Aluga.com

Já sabíamos que em outros países, home office era algo amplamente adotado nesses últimos anos.  Vários estudos chegam à conclusão que funcionários em trabalho remoto têm um índice de satisfação maior, na maioria dos casos reduzindo o estresse, melhorando o desempenho e gerando menos gastos como de transporte e material de escritório.

Portanto, quando limitação geográfica não é uma preocupação, os benefícios do trabalho remoto superam os possíveis problemas que podem surgir.

No entanto, para uma empresa de locação de equipamentos de T.I., é uma consideração um pouco difícil, já que um dos pontos principais do serviço que fornecemos é o suporte técnico sobre os equipamentos locados. Já havíamos considerado home office para cargos administrativos, mas nunca passou de uma ideia por vários motivos:

  • Nossos técnicos ainda teriam que ir ao escritório;
  • Parte do pessoal não tem um ambiente ideal para trabalhar sem distrações em casa. Portanto, tínhamos dúvidas sobre como isso afetaria o desempenho dessas pessoas;
  • Nossos escritórios ficam em lugares de fácil acesso, e são agradáveis e silenciosos o suficiente para se concentrar;
  • Uma boa parte dos funcionários em cargos que não exigem a presença física já moram perto o suficiente dos nossos escritórios;
  • Estávamos constantemente buscando melhorias na nossa comunicação interna, e o home office parecia um empecilho para essa comunicação.

Nathercia – Atendimento comercial

Semanas iniciais de março

Enquanto observávamos o cenário da inicial da China e Europa – ainda um pouco céticos -, já conversávamos sobre o que faríamos quando o vírus chegasse ao Brasil. No entanto, a situação escalou muito rapidamente em 11 de março, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o vírus como uma pandemia.

Ainda estávamos aplicando nossas decisões imediatas, quando o condomínio do nosso escritório no Rio de Janeiro fechou. Recebemos um e-mail dizendo que um trabalhador do prédio foi confirmado como coronavírus, e todos os funcionários da portaria apresentavam sintomas. Ao mesmo tempo, a prefeitura da cidade de São Paulo declarou quarentena, impossibilitando o acesso do pessoal da capital.

Isso nos forçou a trabalhar de casa e aperfeiçoar nossa comunicação interna muito rapidamente. Ao longo das primeiras semanas, tomamos algumas medidas práticas para a nossa segurança e de nossos clientes:

  • No período inicial do isolamento social, paramos de atender locações de poucos equipamentos. Desse ponto de vista, é menos arriscado atender uma única locação de cinco equipamentos do que cinco locações de um equipamento;
  • Nosso escritório passou a atuar como um depósito;
  • Reforçamos cuidados básicos para evitar exposição desnecessária. Tais como higienização das mãos e das máquinas, uso de máscaras, distância mínima entre pessoas em nosso escritório;
  • Nos propusemos a pagar parte do valor gasto em móveis como cadeira e mesa para escritório, para que todos pudessem ter um ambiente confortável para trabalhar;
  • Mantivemos nosso prazo de suporte, mas ao mesmo tempo evitando deslocamento desnecessário.

No início de junho, voltamos a atender todas as locações, e retornamos ao escritório com revezamento de times, dando apoio total ao nosso pessoal para abolir o uso de transporte público.

Gustavo – Desenvolvedor

Nossa experiência trabalhando de casa

Confiávamos no nosso pessoal, e pensávamos que o desempenho deles permaneceria semelhante em casa. No entanto, para nossa surpresa, o desempenho da maioria melhorou muito além das nossas expectativas. A diferença na disposição foi bem notável naqueles que passavam horas em deslocamento todos os dias.

Todos trabalharam de forma responsável e proativa sem supervisão alguma, de forma que pretendemos continuar com uma parte do pessoal trabalhando de casa mesmo depois da situação toda normalizar.

Redução na escala de atendimento

A notícia da classificação do COVID-19 como pandemia pela teve um impacto imediato no aumento do dólar. Adicionalmente, muitas peças de equipamentos são produzidas na China, e com a escala de fabricação reduzida ao mesmo tempo que a compra de equipamentos estava tão alta, resultou em uma escassez de equipamentos para compra. Por esses dois motivos, cortamos totalmente nossos gastos com marketing em 11 de março. Naquele momento, supomos que não seria tão fácil atender clientes novos, já que isso depende muito do nosso processo de aquisição de equipamentos. Além disso, assumimos uma postura menos agressiva quanto às nossas metas de crescimento e controle de gastos nesse ano.

Confira abaixo o interesse pelo termo “aluguel de notebook” na busca orgânica do Google, tirado do Google Trends.

Dá para notar o salto em interesse comparado ao mesmo período no ano anterior.

Como já estávamos previamente estabelecidos na busca orgânica do Google para esse termo, recebemos uma quantidade de leads sem precedentes nesse período.

Para comparação, abaixo temos um gráfico comparando o tráfego do mês de março entre 2019 e 2020 no nosso website.

Dá pra notar um comportamento semelhante ao da busca por “aluguel de notebook” em nosso website como um todo.

No entanto, nossa prioridade sempre foi atender nossos clientes, e sabíamos que muitos teriam que aumentar seu parque de máquinas. Dessa forma, reservamos a maior parte dos nossos equipamentos para atendê-los, e criamos uma lista de espera para clientes novos, aos quais fomos atendendo ao longo das semanas seguintes.

Nossa opinião sobre a perspectiva do mercado de locação de equipamentos de T.I.

De acordo com o que observamos no nosso padrão de leads, a locação de equipamentos de T.I. não foi afetada diretamente. Pelo contrário – à primeira vista, parece até que o setor melhorou. No entanto, como qualquer negócio B2B, existem vários fatores que afetam indiretamente.

Além do aumento de dólar e escassez de equipamentos para aquisição, o maior fator indireto para empresas B2B diz respeito ao momento socioeconômico. A maioria das empresas deve estar experienciando um nível de churning e inadimplência maior do que o comum, quando não uma queda de 100% da receita. Alguns de nossos clientes sofreram um impacto enorme, o que os levou a fechar a empresa ou atuar de forma muito limitada, e por consequência, também fomos afetados.

Esses empecilhos nos levaram a ser mais críticos em relação aos nossos gastos. Conseguimos passar pelo impacto causado mantendo todo o nosso pessoal. De forma geral, observamos que a busca por locação de equipamentos de TI permanece relevante, e supomos que continuará assim pelos próximos anos.


Últimas postagens