Vantagens e desvantagens do outsourcing de TI
Os pontos principais do outsourcing de equipamentos de TI são: melhorar o controle de gastos, fluidez e escalabilidade. Reduzir riscos, custo de investimento, tempo gasto com a gestão e a compra. Redução da necessidade de contratar novos funcionários.
No entanto, os benefícios variam de acordo com o modelo e escalabilidade de um negócio. Portanto, nem sempre é a melhor escolha. O objetivo desse artigo é auxiliar na decisão, levando em conta as vantagens e desvantagens do outsourcing de TI.
Identificando seu core business
Core business é a área ou atividade principal para a qual um negócio foi fundando, ou foca suas operações comerciais. A importância disso na decisão de outsourcing está ligada ao risco da terceirização desses equipamentos. Por exemplo, o risco tomado ao terceirizar equipamentos é bem maior para uma empresa de hospedagem de sites do que seria para uma loja de varejo.
Com o core business em mente, identifique os equipamentos necessários para a exerção da atividade, e os possíveis fornecedores desses equipamentos.
A terceirização é necessária para o meu modelo de negócio?
Quase todas as vantagens do outsourcing de equipamentos de T.I. tomam como pressuposto que as capacidades financeiras e operacionais do negócio são suficientes. Por exemplo, uma locação à longo prazo pode ser inviável para um Cyber Café ou loja de varejo pequena.
Há um retorno financeiro à curto prazo?
O gestor deve se perguntar se a locação é justificável para o equipamento necessário.
Para isso, deve entrar no cálculo o custo real da aquisição, levando em conta impostos, depreciação, manutenção e substituição dessas máquinas. Outsourcing auxilia na liquidez do negócio.
Adicionalmente, as parcelas da locação são contabilizadas como custo operacional em regime de lucro real. Portanto, são dedutíveis do imposto de renda.
A empresa locadora é qualificada?
Tendo em vista exatamente o tipo de equipamento que você precisa para o seu negócio, o primeiro passo é encontrar uma empresa locadora que forneça exatamente o que você precisa.
Em seguida, leve em consideração os riscos do outsourcing de equipamentos de TI.
Os maiores riscos da locação de equipamentos de TI se resumem à competência do fornecedor. Isto é, contratos mal estruturados, demora para o atendimento de suporte e equipamentos abaixo da expectativa. A consequência disso seriam parcerias que demandam tempo demais para gerir e interrupções em seus processos.
Portanto, a melhor forma de evitar isso é ter certeza de que a empresa locadora é qualificada para o prestamento do serviço.
Leia mais sobre vantagens e desvantagens do outsourcing de TI em “Comprar ou alugar?”>