Por que o mercado de aluguel de equipamentos de TI cresceu tanto no Brasil?
Durante os últimos dois anos, as empresas precisaram se reformular, devido as diversas mudanças ocasionadas pela pandemia no país. O sistema home office se estabeleceu, transformando a rotina das equipes que estavam acostumadas a trabalhar diretamente da organização. Porém, não apenas relacionado a rotina de trabalho foram as mudanças ocasionadas pelo lockdown. As empresas registraram aumento nos custos devido a compra de equipamentos de TI para funcionários que iniciaram seus trabalhos remotamente.
Sendo assim, muitas companhias optaram pela locação de equipamentos, e acabaram descobrindo pontos positivos em alugar o que necessitam. De acordo com o International Data Corporation (IDC) Brasil, a projeção de locação de computadores de mesa e notebooks é de 24%. Ainda segundo estudos da IDC, em 2020, houve um aumento de 2,6% nos computadores destinados a empresas de aluguel, comparado com o ano de 2019 com 405 mil equipamentos adquiridos.
Com projeção de alta para o ano de 2021, o Brasil segue conhecendo o mundo da locação de equipamentos e economizando em meio a época de constantes crises econômicas.
Qual o cenário brasileiro?
Apesar de o ramo da locação de equipamentos não ser novo no Brasil, o caminhar está se desenvolvendo com maior progresso durante os últimos tempos. Alguns equipamentos mais caros, tais como impressoras, já são alugados por empresas há alguns anos, porém, a compra é mais expressiva quando se fala em computadores, notebooks, mouse, gabinete etc.
Nos Estados Unidos, 80% das empresas alugam seus equipamentos para reduzir custos, enquanto no Brasil, segundo IDC, o serviço de locação representa 10%, crescendo apenas nos últimos anos de pandemia. Se trata de um mercado em grande ascensão, conquistando a visão de muitos líderes de equipes que notaram o avanço das mudanças tecnológicas e precisam modificar seus processos, permanecendo sempre ativo no mercado.
Quais as vantagens em alugar equipamentos de TI?
Os primeiros lockdowns afetaram grandes organizações no início de 2020, principalmente fornecedores de componentes para produtos eletrônicos. Com isso, o outsourcing de TI, passou a ganhar mais espaço atendendo equipes que precisaram ampliar seu estoque, e atender as demandas diárias. A Aluga.com surgiu com o propósito de auxiliar as empresas com a locação de equipamentos de TI, estando no mercado há mais de 20 anos, fornecendo inclusive a manutenção das máquinas alugadas.
A redução de custos é o primeiro investimento advindo da locação de equipamentos de TI. Com o mercado em constante mudança, evitar imprevistos financeiros e de tempo é essencial. A manutenção permanente se faz presente, evitando surpresas como o mau funcionamento e possibilitando os colaboradores focarem apenas nas demandas do dia, sem preocupações com os equipamentos.
Locação e Total Cost Ownership, um caminho sem volta
Nos Estados Unidos, o processo foi a passos curtos, porém cresceu sem precedentes. Hoje, é clara a substituição da compra pela locação, uma vez que estamos presenciando um caminho completamente sem volta. Assim, algumas empresas estão aderindo à ferramenta financeira chamada “Total Cost Ownership” (TCO), com o objetivo de avaliar custos diretos e indiretos relacionados a investimentos importantes. Resumindo, o TCO ajuda as equipes a procurar o melhor caminho, investir na compra de algum equipamento, ou realizar a locação de máquinas para trabalho.
Graças a este serviço, os profissionais estão entendendo os motivos pelos quais a locação é a melhor opção. Os equipamentos custam muito e se tornam indisponíveis para algumas equipes que não podem desembolsar valores extremamente elevados, de uma só vez. Ter uma visão maior sobre o mercado e os próximos passos são mais um caminho para seguir em direção as decisões corretas.
Questões culturais e a melhor forma de alugar
Quando o assunto é Aluguel de equipamentos de TI, o cenário brasileiro ainda é de completo desenvolvimento. Muitas empresas escolhem comprar, ao invés de alugar, e dependendo do equipamento, pode render altos custos ao departamento financeiro. Graças à pandemia, bons materiais estão com preços muito elevados. Computadores e notebooks de grande qualidade chegam a custar R$20 mil.
No caso da locação, o valor para contratar os serviços será menor. Devemos lembrar que o suporte incluído resolverá todos os problemas, atualizando os programas necessários para o bom funcionamento do equipamento alugado. Com a Aluga.com, Além das vantagens financeiras e manutenção permanente, a equipe poderá utilizar parte de seus valores para melhorias em seus processos internos. Graças aos baixos custos, a Aluga.com possibilita a empresa controlar de maneira muito mais eficiente seus gastos, aliviando o bolso diariamente.
Por fim, em meio as diversas mudanças ocasionadas pela pandemia no ambiente profissional, considerar a locação de equipamentos de TI como forma de reduzir custos é primordial para todas as companhias. A alta constante dos valores no mercado afetam os preços de notebooks e computadores, e contribuem para altas despesas de quem escolhe comprar, ao invés de alugar, causando até mesmo o fechamento de operações, que ainda insistem em optar pela opção de comprar seus produtos.
Fontes:
https://6minutos.uol.com.br/negocios/aluguel-de-computadores-deve-crescer-24-em-2021-diz-idc-brasil/
https://www.jornalcontabil.com.br/vantagens-economicas-do-aluguel-de-equipamentos-de-ti/