Comprar ou alugar equipamentos de TI? Veja a melhor opção para o seu negócio.

comprar ou alugar equipamentos de ti

A tecnologia se instalou em nosso cotidiano, remodelando o que significa competir no mercado. Todo negócio moderno precisa de uma infraestrutura de equipamentos que permitam o desenvolvimento da atividade comercial. Equipamentos de T.I. como computadores e notebooks já são imprescindíveis para qualquer modelo de negócio.

Dessa forma, avaliaremos as vantagens e desvantagens da locação em relação à compra de equipamentos de T.I.. Teremos em vista o custo da atualização dos equipamentos, manutenção, investimento total e o benefício de possuir o equipamento. Adicionalmente, falaremos das vantagens de alugar equipamentos de T.I. como uma estratégia competitiva.

Manutenção dos equipamentos e custos associados

Máquinas de modelos antigos deixam de ser produzidas para dar lugar a máquinas mais eficientes. Da mesma forma, softwares evoluem em conjunto ao hardware. Por exemplo, o Windows 1.0 precisava de 256kb de memória RAM, enquanto o Windows 10 de 64 bits requer 2gb.

Além do fator de atualização de software, equipamentos eletrônicos também tem uma vida útil que varia de acordo com a qualidade do material. A média de vida útil de computadores é de 5 anos, mas para alguns tipos de uso, a troca é necessária antes disso.

Com isso em mente, podemos colocar uma das primeiras vantagens de alugar equipamentos de TI: não ter de se preocupar com a deterioração natural do objeto. Mesmo que em termos de custo isso seja irrelevante – desconsiderando defeitos de fabricação e mal uso – em termos de escalabilidade é uma questão importante.

Para alguns modelos de negócio, a revenda dessas máquinas é uma etapa importante, para outros, seria mais fácil jogar tudo no lixo. De uma forma ou de outra, o ganho em tempo na atualização das máquinas na locação é considerável, podendo até ser a diferença entre contratar um funcionário dedicado à manutenção desses equipamentos.

Possíveis economias relacionadas à locação

Economia colaborativa se tornou um termo popular com a explosão de empresas como Uber e Airbnb. O que pode ser dito sobre os benefícios dessa mentalidade na locação de equipamentos de TI é o compartilhamento de riscos e redução da necessidade de contratar funcionários – já que os custos de manutenção e recompra são suportados pela locadora.

Caso um equipamento que você comprou apresente defeito você precisa acionar a garantia. Outras vezes você só precisa da manutenção por qualquer outro motivo. Em todos os casos, o maior custo associado à isso é de tempo de trabalho, esse mesmo tempo que poderia ser alocado em questões alinhadas à estratégia do negócio, como aquisição de leads, melhoras no produto e agilização de processos internos. Essa economia é um dos pontos principais da locação, que por si só pode contribuir com aumento do lucro da empresa.

Portanto, considerar os custos de recursos humanos associados à manutenção é necessário, mas complicado. Apesar de não ser possível saber exatamente quando você precisará realizar a manutenção ou atualização dos equipamentos, sem dúvidas isso ocorrerá esporadicamente. De acordo com esse guia publicado na Ey, a vida útil média de um computador no Brasil é de 5 anos. E da mesma forma, a dedução do Imposto de Renda que pode ser feita sobre a depreciação desse computador é de 20% ao ano.

Outro ponto a ser levado em conta é a possível dedução das parcelas de uma locação do Imposto de Renda quando em Regime de Lucro Real, já que as parcelas podem ser contabilizadas como custo operacional.

Custo total de investimento inicial

No começo, falamos sobre o gastos indiretos relacionados à compra. Falaremos agora sobre outra vantagem importante da locação: economia em investimento.

Obviamente, o capital disponível pra investimento é um fator relevante para qualquer negócio. Isso leva empresas a buscarem investidores, pedirem empréstimos e cortarem gastos.

Para uma empresa que já está consolidada no mercado, investir em equipamentos de T.I. é simples, pois ela já possui o capital necessário para a compra e recompra.

Em caso de empresas pequenas com um potencial de crescimento alto, a parcela fixa de uma locação pode ser muito benéfica, tendo em vista a facilidade de escalar o seu inventário com as capacidades operacionais do negócio. Para empresas assim, a economia em investimento pode não ser relevante, e se o outsourcing ainda for necessário, locações à longo prazo são mais interessantes.

Problemas mais comuns ao alugar

De acordo com esse estudo no Scielo, levando em conta somente o que é relevante para locação de equipamentos de TI, as dificuldades mais comuns enfrentados ao terceirizar um processo dentro da empresa seriam:

  • Dificuldade de manter uma relação de parceria;
  • Disparidade entre a expectativa e o serviço prestado;
  • Gasto excessivo de tempo e energia na gestão da locação.

Como sempre, o interesse da contratada é sempre atender o máximo de clientes o possível. O contratante sempre assume um risco de receber um serviço inferior ao esperado. Portanto, é importante procurar com calma uma empresa confiável, de forma a que a contratação não venha a ser uma dor de cabeça futura.

outsourcing de ti

Conclusão: O que é melhor para o seu negócio?

Afinal, comprar ou alugar equipamentos de TI?

Concluiremos listando as vantagens e desvantagens da locação.

Vantagens:

  • Agilidade no processo de manutenção e atualização;
  • Redução de despesas e controle de gastos;
  • Redução de funcionários e quadros hierárquicos;
  • Acesso à equipamentos bons sem necessidade de gastos elevados com investimento.

Desvantagens:

  • O valor a ser pago por um equipamento que não vai ser seu pode não fazer sentido para todos os modelos de negócio, ainda mais se a intenção é usar o equipamento até o fim de sua vida útil;
  • Possível falta de compromisso da contratada, o que pode vir a ser um problema sério dependendo do contrato de locação;
  • Possíveis problemas de comunicação com a locadora, que podem ocasionar interrupções nos processos da sua empresa;
  • Possíveis problemas em relação ao serviço prestado pela locadora.

Quais equipamentos podem ser locados?

É possível encontrar qualquer tipo de equipamento de T.I. para locação comercial – existem empresas que atuam em todos os nichos e subnichos desse mercado.

Está pensando em comprar equipamentos de TI para a sua empresa? Espero que tenhamos ajudado você a decidir.

Você pode locar equipamentos de TI de todos os tipos na Aluga.com. Confira nossos preços e peça um orçamento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário