Por que investir em bons equipamentos para o home office?

Muitas empresas começaram a rever seus modelos de negócios e apostar em uma nova modalidade de trabalho que veio para ficar: o home office. O modelo permite maior flexibilização e otimização dos processos, o que resulta em maior produtividade e redução de custos, garantindo a qualidade das atividades. 

De acordo com o estudo “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora”, realizado pela Salesforce, empresa especializada em ferramentas de CRM, 52% dos entrevistados dizem que trocariam de emprego se isso significasse que poderiam trabalhar remotamente. Por mais que muitas empresas já tenham aderido à essa modalidade, são muitas as pessoas que buscam por trabalho remoto, seja com home office completo ou o chamado home office híbrido – onde intercalam entre trabalhar de casa e do escritório. 

No entanto, com o aumento de funcionários em home office, as empresas precisam pensar em formas de garantir o bem-estar dos profissionais e manter o desempenho da equipe, seja por meio de tecnologias ou novos equipamentos. Para isso, a Aluga.com separou algumas dicas de equipamentos para utilizar em home office, a fim de ajudar a entender quais são os equipamentos mais adequados e o que é necessário observar no momento da escolha. 

ergonomia em home office

Mas afinal, o que é home office?

Home office (do português, escritório em casa) nada mais é do que realizar as tarefas de trabalho em sua própria residência, como se estivesse trabalhando no espaço corporativo da empresa. 

Chamado também de teletrabalho ou trabalho remoto, o home office inclui na categoria trabalhadores que preferem trabalhar em outros espaços, como em hotéis, cafeterias, bibliotecas, espaços para coworking, entre muitos outros. Sendo assim, o termo se aplica a qualquer lugar que tenha um espaço e suporte tecnológico adequado para a realização de diferentes demandas. 

O diferencial para este tipo de trabalho é ter disciplina, responsabilidade e organização. Esta categoria já conquistou diversas empresas de diferentes segmentos, que hoje em dia já buscam profissionais capacitados e dispostos a prestarem seus serviços à distância. 

A importância de ter um bom espaço para home office

Quando falamos de home office, pensamos em um ambiente calmo, tranquilo, bem iluminado e aconchegante, que nos proporcionará conforto durante a jornada de trabalho diária. A importância de ter um bom espaço para home office não envolve somente conseguir cumprir todas as demandas do trabalho, mas conseguir realizá-las de forma eficiente e que seja boa para as condições físicas e emocionais dos trabalhadores. 

Um dos principais passos é apostar em equipamentos ergonômicos, que ajudem a diminuir doenças ocupacionais, lesões, dores e problemas de vista e aumentem a qualidade do trabalho, a produtividade, o bem-estar e o desempenho. 

É importante que as companhias mostrem preocupação com seus funcionários e apostem em equipamentos que os auxiliarão nessa jornada de trabalho fora da empresa. Com melhores condições de trabalho, o funcionário se sente motivado ao ver a preocupação das empresas com sua saúde e bem-estar. 

Além disso, se houver a possibilidade, reservar um dos cômodos da casa para realizar as tarefas do home office também é fundamental para um ótimo rendimento. Seja um quarto, uma sala ou, até mesmo, um escritório, com cadeira confortável, boa iluminação e mesa na altura adequada. Estes pontos te farão render como se estivesse no ambiente corporativo da empresa! 

Equipamentos para utilizar em home office

Analisando os equipamentos mais procurados para home office, a Aluga.com separou os principais e algumas dicas na hora da escolha de cada um deles. 

  • Computadores, notebooks e monitores: Entre as diversas opções de computadores, notebooks e monitores no mercado, opte por modelos ergonômicos, que garantirão conforto na hora do trabalho. No caso dos monitores, há no mercado modelos com ajuste de altura ergonômica e certificação TÜV Rheinland para baixa emissão de luz azul; 
  • Teclados e mouses: O mesmo se aplica para teclados e mouses, com opções desenhadas para oferecer ergonomia e feitos com acabamentos que auxiliam nesse quesito, como bordas arredondadas que prometem maior rapidez ao digitar; 
  • Cadeira: Ao apostar em uma cadeira para home office, vale buscar por opções que deixarão a coluna ereta, seja confortável e acolchoada. Priorize sempre por encostos mais altos, opções com rodinhas e apoio para antebraço, isso evitará dores ao longo do dia e possíveis problemas na coluna; 
  • Mesa: A mesa para home office não deve ser muito baixa e nem muito alta. O ideal é que ela permita que seus braços formem um ângulo de 90° em relação ao corpo, para evitar problemas ortopédicos; 
  • Impressoras: Periféricos como impressoras entram na lista de equipamentos opcionais, já que muitas das atividades poderão ser enviadas por e-mail. No entanto, caso opte por uma, lembre-se de ter sempre os suprimentos necessários, como tintas e papéis. 

Além dos equipamentos, também é importante atentar-se a parte técnica dos produtos. Para que as empresas gastem menos tempo com abertura de chamados da assistência técnica, é fundamental garantir que os equipamentos estejam todos atualizados e com os softwares instalados. 

Há no mercado algumas empresas de outsourcing de TI que podem ajudar as companhias com esse tipo de demanda. São empresas que terceirizam seus serviços e equipamentos de TI para auxiliar as companhias de acordo com seus negócios.  

equipamentos para o home office

Como a Aluga.com pode ajudar sua empresa?

Pensando nessas demandas, a Aluga.com nasceu com a proposta de auxiliar empresas que desejam reduzir seus custos e investir em novas frentes. Por meio da locação de equipamentos de TI, locação de notebook, computador, tablet, impressora e equipamento audiovisual para empresas e eventos, a Aluga.com garante rapidez na entrega dos equipamentos e orçamentos personalizados de acordo com as necessidades de cada companhia. 

Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, atende clientes em várias regiões do Brasil. A dedicação dos serviços é voltada à flexibilidade e a praticidade para negócios através da locação. Dessa forma, a Aluga.com possibilita que as empresas garantam o bem-estar de seus funcionários e melhor desempenho nas funções realizadas, com equipamentos de ponta, modernos e atualizados. 

Fontes: Home office: Por que é importante separar uma área da casa como ‘escritório’ 5 dicas para montar o espaço de home office perfeito 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário