A importância da ergonomia no home office

Passar oito horas trabalhando em frente a um computador não é tarefa fácil quando não se tem condições propícias. Locais e equipamentos adequados, boa iluminação e postura são alguns dos fatores que auxiliam na qualidade de vida dos trabalhadores. Segundo dados de um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), realizado em 2020, em novembro havia 7,3 milhões de pessoas trabalhando em home office, sendo 58,3% da região Sudeste.

Notebooks, computadores e mesas adequadas são alguns dos itens essenciais para promover uma ergonomia no trabalho, principalmente em tempos de home office contínuo. Estudando o ambiente de trabalho em relação às pessoas, a ergonomia segue as noções de aplicações das normas regulamentadoras aprovadas pelo Ministério do Trabalho, a NR 17. Ela tem como princípio garantir a qualidade de vida dos trabalhadores e evitar possíveis problemas devido as más condições de trabalho.

Para te ajudar a entender o termo e as noções desta prática, a Aluga separou algumas dicas e benefícios importantes sobre a ergonomia no home office, que auxiliam em aspectos físicos, organizacionais e cognitivos.

ergonomia em home office

Mas afinal, o que é ergonomia no trabalho?

A ergonomia consiste em uma ciência de procedimentos e regras que avaliam a organização e condições do ambiente de trabalho, tanto o trabalhador quanto os equipamentos utilizados. Com o propósito de reduzir e evitar os riscos, ela foca nos ambientes físicos, na saúde, tanto física quanto psicológica, e no bem-estar dos empregados.

A prática permite um maior conforto ao trabalhador, sendo possível prevenir doenças ocupacionais, como distúrbios osteomusculares, lesões por esforços repetitivos, dores no corpo, nos ossos, nos ligamentos, entre outras. Além disso, rever as condições de trabalho tendo como base os estudos da ergonomia, aumenta o desempenho durante as atividades e estimula a produtividade.

NR 17: O que diz a Lei?

As Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, foram criadas para fornecer orientações válidas sobre condições referentes à segurança e Medicina do Trabalho, a fim de evitar fatores prejudiciais à saúde. Aprovadas pelo Ministério do Trabalho em 1978, são normas de seguimento obrigatório para todas as empresas e úteis para todo tipo de atividade laboral.

A NR 17 é a Norma Regulamentadora de ergonomia, que tem como primeiro parágrafo: “Estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”.

Nela, podemos encontrar pontuações sobre levantamento, transporte e descarga individual de materiais; mobiliários e equipamentos dos postos de trabalho; condições ambientais e organização do trabalho.

Benefícios da ergonomia no home office

Entre os diversos benefícios da ergonomia no home office, os principais são:

 

  • Diminuição de doenças ocupacionais, como os distúrbios osteomusculares e a LER (Lesões por Esforço Repetitivo);
  • Diminuição de lesões e dores, como as dores lombares, enxaqueca, tendinite, entre outras;
  • Diminuição de problemas de visão;
  • Aumento da qualidade de trabalho;
  • Preocupação com a saúde;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhor desempenho;
  • Redução de afastamentos.

Com melhores condições de trabalho, o funcionário se sente motivado ao ver a preocupação das companhias com sua saúde e bem-estar. Por estar em home office, é importante que as empresas invistam em equipamentos ergonômicos para os seus funcionários, como, por exemplo, o fornecimento de monitores, teclados, mouses e cadeiras ergonômicas, mouse pads, suportes para notebooks e apoio para os pés.

Dicas para melhorar a ergonomia no home office

Para melhorar o dia a dia no trabalho, prevenir problemas futuros, aumentar o desempenho e estimular a produtividade, a Aluga.com separou algumas dicas:

 

  • Escolher a mesa com altura ideal;
  • Manter a postura correta;
  • Não trabalhar na cama ou no sofá;
  • Optar por cadeiras acolchoadas e confortáveis;
  • Prezar pelo conforto;
  • Prestar atenção na distância e altura dos equipamentos;
  • Procurar ambientes com boa iluminação, silenciosos e bem ventilados;
  • Realizar alongamentos e pausas;
  • Sempre apoiar costas, pescoço e cotovelos.

Mantendo a postura a 90 graus, tente sempre deixar o monitor do computador abaixo do eixo visual. Se possível, opte por monitores ergonômicos profissionais. Caso use notebook, selecione suportes ergonômicos que deixem o equipamento à altura dos olhos. Apoios para os punhos também são ótimas escolhas. Outro ponto importante é manter os antebraços, os pés e a coluna sempre apoiados, cotovelos próximos ao tronco e pescoço alinhado.

Cadeiras acolchoadas e confortáveis previnem as dores e lesões. Atente-se ao ajuste de altura, braços e inclinação, para que seja possível alongar as costas enquanto trabalha.  Priorize sempre por encostos mais altos, opções com rodinhas e apoio para antebraço.

Começar o dia se alongando e manter os alongamentos durante as horas de trabalho é importante para evitar tensões e dores na região lombar. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população mundial enfrenta ou poderá enfrentar este tipo de dor durante o período de desenvolvimento de atividades em home office.

Para as pausas, tente investir em técnica Pomodoro ou métodos semelhantes. O Pomodoro consiste em realizar uma atividade por 25 minutos e, quando finalizar o tempo, descansar por 5 minutos. Faça essas pausas até que se complete duas horas e, por fim, faça uma pausa maior de 15 a 20 minutos. Depois poderá começar um novo ciclo. Analise a melhor técnica para o seu tipo de trabalho e tempo.

setup home office ergonomia

Opções de locações ergonômicas para home office

Para auxiliar empresas que desejam alugar equipamentos ergonômicos para os funcionários, a Aluga.com oferece serviços de locação de equipamentos para home office com o máximo de conforto e transparência.

Com aluguel de notebooks, computadores, tablets, impressoras e equipamentos audiovisuais, a empresa te ajuda a escolher as melhores opções de acordo com as necessidades de seu negócio e as atividades desempenhadas.

Um dos diferenciais da Aluga é a rapidez na entrega dos equipamentos e a agilidade na abertura de chamados da assistência técnica. Caso haja a necessidade de reparo, em um dia útil o técnico já terá feito contato com o cliente e, se o problema não for resolvido de forma remota, haverá a troca do equipamento.

Ao fazer a locação de equipamentos, a empresa não só garante a qualidade dos aspectos físicos, organizacionais e cognitivos dos funcionários, como também reduz custos que seriam gastos com a aquisição de novos produtos. É vantajoso para a empresa e para o trabalhador.

*Fontes:
https://rockcontent.com/br/blog/ergonomia-no-home-office/
https://www.pucrs.br/blog/dicas-de-ergonomia-proporcionam-conforto-e-saude-no-home-office/

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário