Você já pensou em alugar equipamentos de TI para sua empresa?

O trabalho remoto, aulas online e até o teleatendimento estão impulsionando as vendas de notebooks e desktops em todo o país. Segundo dados da consultoria IDC Brasil, mesmo com a pressão de custos, que colaborou com um aumento de 26,3% nos preços, os fabricantes venderam 6,3 milhões de máquinas no ano passado, sendo 5 milhões de notebooks, um avanço de 6% sobre 2019.

O quarto trimestre de 2020 marcou a retomada dos pedidos de máquinas por empresas, setores público e educacional. Entre outubro e dezembro, os fabricantes venderam 1,9 milhão de computadores, um avanço de 20,6% sobre igual período de 2019. Na comparação com o terceiro trimestre 2020, segundo a IDC, as vendas corporativas cresceram 48,8% e os pedidos do varejo, avançaram 14%.

Para 2021, a consultoria projeta um aumento de 8,6% nas vendas totais de máquinas, sendo 17,3% de avanço do mercado corporativo. Mesmo diante desta situação de crise econômica, alguns setores estão ganhando destaque e fôlego para novas oportunidades de negócio. A locação de equipamentos de tecnologia é um deles.

Alugar um equipamento para trabalhar ou até para o lazer já é bem desenvolvida ao redor do mundo, e no Brasil, está ganhando visibilidade, principalmente devido ao atual momento, a crise da pandemia do Covid-19.

Por ser o grande polo econômico do Brasil, São Paulo tende a guiar as novas oportunidades para o mercado de locação de equipamento de TI para o Brasil. Para empresas e companhias deste setor, como a Aluga.com, com a alta procura por equipamentos como notebooks, tablets, impressoras e outros, proporciona motivação e a criação de novos insights para que o desenvolvimento de negócios possa ser realizada de forma rápida, transparente e eficiente, ajudando a crescer essa tendência, puxada por São Paulo, em todo o país.

Empresas na capital paulista procuram por bom atendimento

Segundo o site Empresômetro, existem mais de 1,7 milhão de empresas ativas somente no estado de São Paulo (dados de 2016), ou seja, há muito espaço para o crescimento do aluguel de equipamento de TI, principalmente neste momento onde em home office, a equipe pode atuar de qualquer bairro ou cidade. Ao se deparar com esse cenário, é importante pensar: como entregar equipamento de TI para toda a equipe? E a manutenção desses equipamentos, como dar conta disso?

Para Gustavo Pacca, sócio e CTO da Aluga.com, as empresas neste momento de adaptação, estão procurando por um atendimento personalizado e acelerado, além de estarem atentas à desburocratização de processos, para que o impacto perante a mudança seja com o máximo de controle para todos os colaboradores, executivos, fornecedores e clientes.

Um exemplo dado como o aluguel de equipamentos de TI pode ajudar a empresa a economizar e minimizar transtornos é citado pela Gabriela Amorim, que trabalha na Werise, consultoria de tecnologia que oferece a implementação de ferramentas da Salesforce para seus clientes.

O uso de equipamentos como notebooks é indispensável para a execução do trabalho. Diante da necessidade de novos produtos e um serviço de melhor qualidade em equipamentos e atendimento, Gabriela foi pesquisar novas empresas e encontrou a Aluga.com. De imediato o relacionamento e a transparência chamaram a atenção de Gabriela e logo o contrato e parceria foram fechados.

“Uma das vantagens da Aluga.com é a entrega do equipamento na casa dos colaboradores, já que estamos todos em home office. Além disso, não temos uma área de TI e é super importante contar com esse apoio da Aluga.com, tanto na configuração dos equipamentos, quanto em suporte técnico que eles oferecem, além da possibilidade de termos um estoque à disposição para quando precisarmos”, comenta Gabriela.

Mas, quanto custa alugar um notebook em 2021?  O valor do aluguel corresponde a uma porcentagem do valor total da aquisição do produto no momento e quanto mais longo for o contrato, mais vantajoso fica. Um outro ponto de atenção para que aconteça novos negócios dentro de locação de equipamentos em São Paulo, e até mesmo no Brasil, são os computadores de mão ou os famosos tablets.

Tablets são outras opções de equipamentos de TI

No segmento de tablets, embora as vendas de 2,9 milhões de unidades, em 2020, tenham recuado 12,7%, em relação ao ano anterior, a receita de R$ 2,3 bilhões avançou 28,7% no período, segundo a consultoria IDC.

Em dezembro, a prefeitura de São Paulo iniciou uma distribuição de 465 mil tablets para que a rede de ensino possa se estruturar e assim realizar a educação à distância com os seus alunos.

A redução de custos, suporte e manutenção constante são outras vantagens para que o setor público e privado necessitam atualmente. “A manutenção está inclusa em todas as locações, independentemente do tipo de equipamento alugado. O prazo de atendimento é de um dia útil, por exemplo”, explica Pacca.

Com toda esta movimentação de mercado, as estratégias da Aluga.com estão focadas em apresentar os melhores equipamentos do mercado, atendimento de qualidade e suporte em todo o Brasil. “Somos uma empresa especializada em outsourcing de equipamentos de TI. Uma grande vantagem para alugar um notebook ou qualquer outro equipamento tecnológico conosco é a diminuição de custos que a empresa gera dentro do seu budget para investimentos, o que possibilita que a empresa invista no que é mais interessante para o seu negócio. Economia em gestão de TI e controle de gastos, além de prevenção contra imprevistos. Também oferece vantagem fiscal, já que as parcelas de uma locação são contabilizadas como custo operacional quando em regime de lucro real”, destaca o executivo.

Vale ressaltar que a Aluga.com conta com expertise para ajudar às empresas a escolherem os melhores notebooks e demais equipamentos de TI de acordo com suas necessidades e budget disponível.

Mesmo porque também é muito importante saber como escolher o modelo ideal de notebook para sua empresa e a Aluga.com também pode ajudar a analisar quais os equipamentos vão suprir as necessidades de cada cliente no momento em que o contrato é pensado. “Se você trabalha com edição de imagens, precisa de um hardware, se você só mexe com edição de texto, o equipamento pode ser mais simples. Temos uma equipe de técnicos que trabalham junto aos clientes entendendo as demandas para que assim eles recebam o equipamento de TI ideal para o projeto contratado”, finaliza Gustavo Pacca.

A transformação digital está acontecendo para todos os setores da economia e tanto para os paulistas como para todo o Brasil, a hora de investimentos pelas empresas privadas e públicas é agora, com intuito de se prepararem para uma nova era da informação e da tecnologia no mundo.