Terceirização do parque de máquinas

Próximo ao fim do ano, gestores refletem sobre o que foi feito e o que poderia ser melhor no ano seguinte. Para alguns modelos de negócio, o volume de leads diminui drasticamente. Entre férias e feriados prolongados, a tendência é iniciar projetos novos no início do ano seguinte. No entanto, isso não significa pouco trabalho, mas sim voltar os esforços para a resolução de questões internas, e dessa forma melhorar seus serviços e capacidade de atender a demanda por vir.

Um dos pontos de interesse são equipamentos de T.I., principalmente se a substituição deles durante a sazonalidade for custosa demais. Nessa época, enviamos muitas propostas a empresas que contemplam terceirizar seu parque de máquinas, e querem comparar a decisão da locação com a compra desses equipamentos.

Com esse artigo, meu objetivo é mostrar os benefícios da terceirização desses equipamentos, destacando todas as vantagens do outsourcing de equipamentos de T.I., tendo em foco locações a longo prazo.

Terceirização do Parque de Máquinas

Benefícios da terceirização de equipamentos de T.I.

Baixo custo de investimento

Um dos maiores motivadores imediatos da terceirização do parque de máquinas é o baixo custo de investimento. Pelo mesmo motivo que empréstimos e aportes são interessantes: recursos investidos no core business em curto prazo têm um retorno do que a economia ao longo prazo.

Escalabilidade e controle

Com a terceirização do parque de máquinas, aumentar e diminuir o estoque de equipamentos de acordo com suas necessidades é muito mais simples, proporcionando um controle financeiro e de estoque muito superior aos gestores.

Dessa forma, no ponto máximo de eficiência, a empresa tem um responsável por relações de parceria, sendo muitas vezes a mesma pessoa responsável pelo financeiro ou recursos humanos, em vez de ter uma pessoa responsável pela manutenção e atualização do parque de máquinas.

Benefícios adicionais

No Brasil, o outsourcing ainda pode tem vantagens adicionais. O custo da contratação e impostos sobre as máquinas são muito elevados. Dessa forma, a redução  do tempo gasto com a compra e manutenção podem ser valiosos. Adicionalmente, as parcelas da locação podem ser dedutíveis do imposto de renda em lucro real, contabilizadas como custo operacional.

Considerações a serem feitas com a terceirização do parque de máquinas

É mais comum que empresas façam cotações com várias prestadoras de serviço antes de decidir com qual delas fechar, de forma a descobrir a melhor oferta possível. No entanto, prestam menos atenção em outras coisas igualmente importantes.

Leia sempre o contrato. Afinal, contratos mal estruturados são um dos fatores que mais causam descontentamento e desgaste em relações de parceria.

Uma das formas mais comuns em que uma empresa de locação de equipamentos pode abaixar o preço do seu serviço é através de contratos prolongados em que a contratante tem que pagar multa em caso de cancelamento, de forma a reduzir o risco do investimento para a locadora. Na maior parte, isso beneficia ambas as partes. Porém, em alguns casos é interessante negociar sobre essa cláusula. Por exemplo, uma empresa que atua sobre projetos fechados, como uma desenvolvedora de softwares, e necessita diminuir o estoque com frequência, mas ainda assim sabe que vai precisar alugar com frequência.

Entenda com antecedência como funcionam os processos de manutenção, trocas e entregas. Atendimento e suporte rápidos é imprescindível para vários modelos de negócio que desejam terceirizar seus processos.

Terceirização parque de máquinas

Qual o custo da compra comparado ao da locação?

Em outro artigo, falamos sobre os gastos diretos e indiretos da compra de equipamentos, levando em conta a depreciação e gastos em recursos humanos.

Uma ótima ideia é solicitar o valor dos equipamentos em conjunto à proposta, para que possa comparar com facilidade as duas opções. Se deseja conferir o preço médio da locação de equipamentos de T.I., disponibilizamos nossos valores publicamente em nossa página de preços.

Se deseja receber uma proposta formal da Aluga.com, fale conosco por Whatsapp, chat, e-mail ou formulário.